Notícia

Auxílio Brasil exclui mais de 140 mil famílias antes beneficiadas pelo Bolsa Família

02/12/2021


Auxílio Brasil exclui mais de 140 mil famílias antes beneficiadas pelo Bolsa Família

O Auxílio Brasil, novo programa proposto pelo governo para substituir o Bolsa Família, começou a ser pago em novembro deste ano e embora tivesse como proposta a inclusão de novos beneficiários, mais de 140 mil famílias não estão recebendo nenhum auxílio, sendo que 40% desse total estão no Nordeste.

Segundo levantamento realizado pelos secretários estaduais de assistência social do Nordeste, por meio da Câmara Temática do Consórcio que reúne os estados, 148,4 mil famílias brasileiras que recebiam o Bolsa Família não foram contempladas com o Auxílio Brasil e não estão tendo mais nenhuma ajuda do governo.

Os critérios aplicados para solicitação do novo benefício sofreram algumas alterações em relação ao antigo programa, o que desenquadrou essas famílias dos requisitos necessários para receber o Auxílio Brasil.

Em nota à CNN Business, o Ministério da Cidadania confirmou a “oscilação” no número de famílias beneficiadas, mas informou que a maioria apresentou renda acima do limite estabelecido pelo novo programa.

“Vale explicar que o número de contemplados pelo Bolsa Família flutuava mensalmente, em virtude dos processos de inclusão, exclusão e manutenção de famílias. Os procedimentos de habilitação, de seleção e de concessão de benefícios eram realizados de forma impessoal. O ingresso e a permanência das famílias no Programa Auxílio Brasil ocorrerão a partir da inscrição no Cadastro Único. Importante lembrar que essa inscrição não resulta na imediata concessão de benefícios.”

Com o fim do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família, muitos brasileiros sentirão o impacto nas suas rendas mensais e o impacto deverá ser sentido em todo o país em diversos setores.

Fonte: Portal Contábeis


Voltar




Conheça

Nossos Clientes